Portal do Governo Brasileiro

Integrando as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Núcleo de Recursos Hídricos do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), através da pesquisadora Janiele Nery, realizou nos dias 16 e 19 de outubro, respectivamente, a Oficina “Águas inseguras? Os novos caminhos da água no semiárido e suas implicações para a saúde ambiental” e recebeu uma visita de alunos a Estação Experimental ao instituto.

 

A oficina sobre águas inseguras, fez parte da Agrotec 2018 (Exposição Tecnológica) que foi promovida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em parceria com outras instituições. O evento que foi sediado no Campus II da universidade, também foi ministrado por Gleydson Kleyton M. Nery (UEPB), e teve como objetivo discutir as formas de gestão doméstica da água e seus reflexos na contaminação ambiental e humana. Nesse sentido, foram estruturados três momentos de discussão: (1) mapeamento das fontes e usos da água; (2) avaliação da percepção de risco em relação a doenças de veiculação hídrica e as fontes de contaminação; (3) sensibilização quanto a práticas de tratamento da água para consumo humano.

 

Na ocasião, ainda foram discutidos a importância de economizar e reutilizar água, bem como os cuidados com fontes alternativas de águas para uso doméstico e agrícola.

 

Já no último dia 19, o Insa recebeu a visita de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) oriundos dos cursos de Ciências Ambientais, Biologia e Biomedicina, que tiveram a oportunidade de conhecer o complexo de Laboratórios da linha de Pesquisa de recursos hídricos localizado na Estação Experimental. Durante a visita, foram abordados aspectos metodológicos referente a análises de cianobactérias, cianotoxinas e efeitos ecotoxicológicos de compostos a biota aquática.

 

 

Texto: Janiele Nery (Núcleo de Recursos Hídricos)
Edição: Renally Amorim (Ascom do Insa)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS