Portal do Governo Brasileiro

SNCT - Palestra sobre criação animal SNCT - Palestra sobre criação animal

 

Como parte da programação da 56° Festa do Boi, o pesquisador Geovergue Medeiros do Núcleo do Produção Animal do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) ministrou a palestra “Criação de caprinos e ovinos para a produção de carne”, para mais de 50 criadores de caprinos e ovinos de corte, técnicos e estudantes das microrregiões de Angicos, Chapada do Apodi e Seridó Ocidental do Rio Grande do Norte. A palestra foi realizada no último dia 15, no Centro de Treinamento Kátia Abreu, localizado em Parnamirim (RN), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

 


 Na ocasião, foram discutidos temas como sistemas de criação, o potencial das raças criadas para a produção de carne, os indicadores técnicos e econômicos de produtividade, as estratégias alimentares e o mercado e a valorização dos produtos caprinos e ovinos.

 

A palestra foi realizada com o objetivo de discutir as oportunidades e os desafios da criação de caprinos e ovinos de corte no Nordeste brasileiro, também contou com uma visita aos estandes de exposição dos caprinos e ovinos e da mini-fazenda onde estavam expostos alguns exemplares de forragens adaptadas às condições do Semiárido. Nestes locais, os participantes tiveram a possibilidade de continuar as discussões sobre a criação e o manejo alimentar dos animais.

 

Já no dia 16, o minicurso “Raças Nativas, Agricultura Familiar e Convivência como o Semiárido” foi  ministrado por Geovergue Medeiros junto da pesquisadora Marilene Nascimento Melo do Núcleo de Recursos Hídricos do Insa. O evento foi organizado pelo Núcleo de Extensão Rural em Agroecologia da Universidade Estadual da Paraíba (NERO/UEPB), como parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SNCT) da instituição. Participaram da atividade, estudantes do curso Técnico em Agropecuária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) - Campus Catolé do Rocha e estudantes do curso de Agroecologia, do Centro de Ciências Agrárias da UEPB.

 

SNCT - Minicurso sobre raças nativas SNCT - Minicurso sobre raças nativas
O minicurso abordou temas voltados para o resgate, conservação e uso das raças nativas na agricultura familiar agroecológica, salientando a importância histórica, econômica,  cultural e social das raças locais para os agricultores familiares, especialmente, da região Semiárida.

Já que a importância das raças locais de caprinos, ovinos, galinhas e suínos se dá por ser fonte de proteína e por gerar renda para as famílias agricultoras. Animais de raças locais estão bem adaptados às condições ambientais do Semiárido e são mantidos em sistemas de criação tradicionais, nos quais os saberes e experiências vividas contribuem para o uso dessas raças com o mínimo de insumos externos e para a conservação da diversidade genético animal.

 

 

 

 

Texto: Geovergue Medeiros (Núcleo de Produção Animal)

Edição: Larissa Dandara (Ascom do Insa)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS