Portal do Governo Brasileiro

Utilizando uma apresentação lúdica e com metodologia participativa, os pesquisadores George lambais, Marilene Melo e Rodrigo Andrade, do Núcleo de Recursos Hídricos do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), ministraram no último dia 16, a oficina “Reuso agrícola familiar no Semiárido” na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus Lagoa Seca.

 

A atividade que fez parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), contou com a participação de estudantes dos Cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroindústria e Bacharelado em Agroecologia da UEPB Campus de Lagoa Seca e de Catolé do Rocha, teve como objetivo estimular a compreensão sobre a importância da água para a agricultura familiar no Semiárido e o potencial e limites do reuso de água.

 

Inicialmente refletiu-se sobre as características principais da agricultura familiar na região, estimulando os participantes a compreenderem as estratégias e práticas de manejo sustentável da água desenvolvidas pelas famílias agricultoras a fim de atender as suas diversas necessidades para conviver com o Semiárido.

 

No segundo momento, buscou-se sensibilizar os participantes para o potencial que o tratamento e reuso de água têm para o Semiárido, considerando os diversos usos no campo, especialmente a fertirrigação. Também foram apresentados os potenciais riscos à saúde pública e os cuidados necessários para poder utiliza-la. Por fim, foram apresentadas as pesquisas de tratamento e reuso de água que o Insa vem desenvolvendo em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e também com o Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades (PATAC), ONG que trabalha no fortalecimento da agricultura familiar agroecológica no Semiárido paraibano.

 

A Oficina foi realizada em parceria com o Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA), a partir do Projeto Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica (CVT Agrobiodiversidade no Semiárido).

 

 

Texto: Marilene Melo ( Núcleo de Recursos Hídricos)
Edição: Renally Amorim (Ascom do Insa)

Fotos: George Lambais e Marile Melo  



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS