Portal do Governo Brasileiro

 

Com o intuito de incluir a sociedade no processo de construção da identidade do novo portal sobre desertificação, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) lançou no último dia 17 de setembro, a enquete escolha do nome do website.

 

A pesquisa que contou com três sugestões de nomes, “Portal da Desertificação”, “Observa Terra” e “Terra Seca”, ficou no ar durante duas semanas e teve o envolvimento centenas pessoas, sendo 54% delas favoráveis ao nome “Portal da Desertificação”.

 

Com previsão para entrar no ar ainda este ano, o Portal da Desertificação: Dados e Indicadores do Semiárido brasileiro, irá incluir além de notícias e eventos sobre o tema, o Sistema de Avaliação da Desertificação (SADes) que está sendo desenvolvido pelo Insa em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com o intuito de difundir informações no âmbito social, econômico e ambiental da região semiárida através de 27 indicadores. Neste espaço os interessados poderão obter dados sobre o processo de desertificação por meio de um aplicativo, que possibilita o acompanhamento das dinâmicas socioambientais da área de interesse dos utilizadores.

 

Este projeto é resultado da tese de doutorado na área de Recursos Naturais do Coordenador de Pesquisa (Insa) Ricardo Correia Lima, intitulada “Sistema de Avaliação e Comparação Espacial de Processos de Desertificação no Semiárido brasileiro”, e faz referência à necessidade de ações junto à sociedade, para o enfrentamento desse processo, bem como a identificação e monitoramento das consequências do mesmo.

 

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS