Portal do Governo Brasileiro

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 01 de outubro, mais uma sessão cineclube “Outros Olhares”, promovido pelo Projeto Semiárido em Tela do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC). A atividade foi coordenada pelo Núcleo de Popularização da Ciência do Instituto, e contou com a participação de cerca de 10 alunos oriundos do Instituto dos Cegos, localizado na cidade de Campina Grande (PB).

 

Na ocasião, foi exibido o filme brasileiro “A hora da Estrela”, que é uma adaptação do romance homônimo de Clarice Lispector. A trama que se passa em São Paulo, conta a história da jovem Macabéa, órfã de pai mãe e que foi adotada pela tia.  Na grande cidade, a garota de 19 anos passa por alguns percalços passa, e por uma desilusão amorosa. Diante desta situação, Macabéa decide procurar uma cartomante para saber o que vai acontecer no futuro. Durante a consulta ela recebe a notícia de que sua vida irá mudar pra melhor, porém logo em seguida é atropelada por uma Mercedes.

 

Após a sessão, foi proposto um debate, com o intuito de provocar nos jovens uma reflexão sobre a história de vida da personagem central, que sempre se colocou em uma posição inferior na sociedade, mas que ao mesmo tempo procura de uma vida melhor e é surpreendida por um final tão trágico.

 

 Cineclube Outros Olhares

 

O Cineclube Outros Olhares é uma inciativa do Projeto Semiárido em Tela, que pretende promover a discussão e reflexão coletiva, por meio do cinema, sobre temas voltados ao Semiárido brasileiro. Desse modo, as ações itinerantes são direcionadas para um público diversificado de estudantes, professores, crianças e idosos.

 

Projeto Semiárido em Tela

 

O projeto pretende estimular por meio de oficinas de cinema, roteiro, fotografia e produção de vídeos, a divulgação de conhecimentos científicos e tradicionais sobre o Semiárido brasileiro.

 

 Texto e fotos: Renally Amorim (Ascom do Insa)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS