Portal do Governo Brasileiro

 

O Workshop terá como sede o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) e está previsto para acontecer entre os dias 15 e 17 de abril, em alusão ao Dia Mundial da Conservação dos Solos.

 

Foi realizada na última sexta-feira, 14 de setembro, a segunda reunião preparatória para o I Workshop de Educação em Solos da Paraíba, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Campus Areia.

 

O encontro que teve como objetivo discutir, articular e desenvolver estratégias para a organização do evento, reuniu representantes de várias instituições de ensino superior do estado da Paraíba.

 

A abertura da reunião teve inicio com a fala do coordenador de Pós-Graduação em Ciência do Solo, Alexandre Paiva, sendo realizada em seguida a apresentação de vários trabalhos abordando o tema “Educação em Solos”, que farão parte do evento.

 

Os pesquisadores Alexandre Bakker e Rodrigo Santana do Núcleo de Ciências do Solo e Mineralogia do Insa, apresentaram o projeto de Pedohidrologia, mineralogia e dinâmica da matéria orgânica e de metais pesados em solos de referência do Semiárido paraibano, além de destacarem a proposta da experimentoteca de solos, utilizando a metodologia de carrossel de experiência, onde o tema é apresentado de maneira lúdica e contextualizada.

 

Os outros trabalhos foram apresentados pelas Professoras Adriana de Fátima Meira Vital e Jussara Silva Dantas que abordaram o Programa Solo na Escola desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus Sumé e Pombal, bem como o professor Simão Lindoso de Sousa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus Campina Grande, que destacou os trabalhos realizados na instituição através dos estudos das micorrizas em simbiose com as raízes das plantas na rizosfera, e a construção de horta-laboratório junto aos estudantes do curso de Biologia e Agroecologia da universidade.

 

Já a estudante Francyane Araújo Silva da UFPB-CCA apresentou o projeto PROBEX de educação ambiental voltado para o estudo do solo que é realizado em uma escola municipal da zona urbana na região de Areia (PB).  Outro trabalho apresentado durante a reunião foi do professor  Roseilton Fernandes dos Santos da UFPB, que abordou o tema Etnopedologia, desenvolvido em alguns trabalhos e teses por alunos da instituição. Na ocasião, ainda foi pontuado o projeto em extensão rural que buscou capacitar os agricultores familiares em temáticas de solo, gestão rural sustentável e reflorestamento da Caatinga.

 

Participaram ainda do encontro os pesquisadores do Insa Alysson Gomes de Lima (Núcleo de Recursos Hídricos), Chateaubriand Almeida (Núcleo de Popularização da Ciência), Evaldo Felix (Núcleo de Produção Vegetal), Vanessa dos Santos Gomes e Cristiano dos Santos Sousa (Núcleo de Solos e Mineralogia).

 

 

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)
Com informações da Organização do evento
Fotos: Jussara Silva e Alex de Deus



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS