Portal do Governo Brasileiro

Diretor do Insa Salomão Medeiros recepcionou os participantes durante a abertura do eventoDiretor do Insa Salomão Medeiros recepcionou os participantes durante a abertura do evento

 

Realizada pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) e Articulação do Semiárido Paraibano – ASA Paraíba em parceria com a Rede Paraibana de Núcleos de Agroecologia, a Oficina de Raças Nativas na Agricultura Familiar Agroecológica promoveu durante os dias 14, 15 e 16 de agosto um espaço privilegiado para os encontros entre o conhecimento acadêmico-científico e o conhecimento popular acumulado pelos agricultores guardiões e guardiãs de raças nativas.

 

A programação do evento, contou com momentos de compartilhamento de experiências por parte de agricultores criadores, mulheres, jovens, assessores técnicos, estudantes, professores e pesquisadores da área da criação animal em bases agroecológicas.

 

Na tarde do primeiro dia, utilizando a metodologia do “Carrossel de Experiências”, os participantes se dividiram em quatro salas, com apresentações de 30 minutos em cada uma. Ao final desse tempo, um sinal sonoro foi emitido informando aos grupos que era hora de “girar”, ou seja, passar para a sala seguinte e conhecer a próxima experiência, assim sucedendo até que todos tenham visitado e dialogado com as apresentações de todas as quatro salas.

 

As experiências compartilhadas foram: “Terra, fé e coragem: a história de superação de dona Raimunda”, de Tacima (PB); “Fundo Rotativo Solidário de Jovens com a raça Morada Nova”, do jovem agricultor Mateus Manassés, de Queimadas (PB); “Experiência de resistência e tradição através das sementes animais de galinhas de capoeira”, da agricultora Rosemary Posse de Lima, de Soledade (PB); e “A criação de abelhas dá resultado”, dos apicultores José Neves Correia e José Antônio Neves Correia, pai e filho, de Salgado de São Félix (PB).

 

Após esse momento, uma plenária concedeu a palavra para que as pessoas colocassem quais haviam sido as lições e os desafios do que foi visto no Carrossel.

 

Já no segundo dia de evento, houve pela manhã a mesa de diálogo “Raças Nativas e sistemas de criação animal em regiões semiáridas”, onde uma das experiências socializadas, foi a das mulheres indígenas da região da Argentina conhecida como Charco, na Província de Formosa, em que uma associação de mulheres artesãs e tecelãs, encontraram na sua auto-organização um caminho para a valorização da comercialização de peças de lã com animais selecionados e de fibra vegetal.

 

Participantes trocaram experiências durante carrosséis Participantes trocaram experiências durante carrosséis No período da tarde, aconteceram sete mesas de diálogo, onde os participantes puderam aprofundar temas estratégicos para a criação animal.  Uma delas foi sobre “Segurança alimentar animal e preservação”, onde foi apresentada a experiência do agricultor Josenildo Torres, do assentamento Arcanjo localizado no município de Soledade (PB). Atualmente, o agricultor tem investido na estocagem de forragem através da ensilagem, bem como no cultivo de campos de palma diversificada, a exemplo de gliricídia, leucina e sabiá para cerca viva. Nesse contexto, ele ressalta que algumas plantas da região serviram como alimentos para os animais da sua propriedade: “Nesse período de estiagem as plantas da Caatinga foram nossa salvação”, afirmou ele.

 

Já no terceiro e último dia do evento, houve a realização da mesa redonda sobre “Comércio de produtos agroecológicos de origem animal e Legislação Sanitária”, que teve como facilitadoras Rosângela Cintrão e Zilma Rúbia, e o relato de Betânia Buriti (PATAC) acerca do Beneficiamento e comercialização dos produtos de origem animal agroecológicos. Em seguida, houve o debate e formação de grupos por território para encaminhamentos e compromissos a partir da Oficina, a exemplo do fortalecimento e intensificação das iniciativas de estocagem de forragens; o estimulo as trocas e doações de animais de raças nativas e a socialização de experiências sistematizadas.

 

 

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa) e
Áurea Olímpia (Ascom da ASA Paraíba)

Fotos: Euzelir Fidelis



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS