Portal do Governo Brasileiro

 

Estande do Insa.Estande do Insa.

 

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

 

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), apresenta durante a 70º SBPC um estande temático sobre as ações científicas e de desenvolvimento tecnológico promovidas para o Semiárido brasileiro. Os visitantes da mostra de ciência, tecnologia e inovação (ExpoT&C) que comparecerem à exposição na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió (AL),  de 22 a 28 de julho poderão conhecer diversos projetos do Instituto.

 

O diretor do Insa, Salomão de Sousa Medeiros, participou acompanhado do Coordenador de Pesquisa, Ricardo Lima, da abertura da ExpoT&C, na segunda-feira, dia 23. Eles também estiveram presentes na reunião com os diretores das Unidades de Pesquisa e das Organizações Sociais com o Ministro de C&T, Gilberto Kassab.

 

Durante a semana da maior mostra cientifica da América Latina, os pesquisadores apresentarão uma coleção de mudas de cactáceas cultivadas in vitro, por meio de micropropagação, no laboratório de biotecnologia do Insa, localizado na Estação Experimental. A principal vantagem do cultivo de tecidos vegetais em um meio nutritivo revela-se no desenvolvimento de plantas melhoradas geneticamente por seleção natural para conservação de espécies endêmicas e o intercâmbio de material vegetal entre as instituições de conservação da flora da Caatinga.

 

Ainda estão sendo apresentados para o público os projetos: 1. Insa e a Pesquisa Hídrica no Semiárido brasileiro, 2. Conservação, propagação e caracterização citomolecular de cactáceas, 3. Semiárido em Foco, 4. Semiárido em Tela, 5. Lendo é que se Faz e 6. Olho N´água.

 

A editora do Insa também apresenta a coleção bibliográfica para os pesquisadores e distribuiu livros de colorir sobre cactos e flores da Caatinga, além de literatura de cordel, para popularizar a ciência em linguagem cidadã entre os visitantes.

 

Estima-se que cerca de 100 mil pessoas visitarão a 70ª SBPC.

 
Texto e foto: Rodeildo Clemente (Ascom do Insa)


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS