Portal do Governo Brasileiro

 Oficina Geoprocessamento: uso de geotecnologia no Semiárido brasileiroOficina Geoprocessamento: uso de geotecnologia no Semiárido brasileiro

 

A IV Semana de Popularização da Ciência do Semiárido brasileiro aconteceu em Paulo Afonso (BA), na Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro, entre os dias 16 a 18 de julho. O tema escolhido para a edição de 2018 foi “Da terra ao céu uma viagem sustentável”.

 

Durante os três dias de evento que marcaram a IV Semana de Popularização da Ciência, os alunos da rede municipal de ensino e demais visitantes  participaram de oficinas, palestras, exposições, minicursos, apresentações culturais e observações astronômicas, que compuseram as oito atividades apresentadas pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC).

 

A Semana teve como organizadores o Insa, Secretaria Municipal de Educação de Paulo Afonso (BA) – Prefeitura Municipal - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e Observatório Nacional.

 

Os pesquisadores do Insa apresentaram as seguintes atividades temáticas: 1º Gestão da Informação no Semiárido: um passeio pelo Olho n`água, 2º Ciência do Solo no Semiárido: experimentoteca de solos, 3º Produção Vegetal: cultivo de palma forrageira resistente a Cochonilha do Carmim, 4º Recursos Hídricos: Métodos de Quantificação de bactérias em amostras de água, 5º Produção e Estoque de forragem para alimentação de ruminantes no Semiárido, 6º Geoprocessamento: uso de geotecnologia no Semiárido brasileiro, 7° Cactáceas: cultivo in vitro e conservação, 8º Semiárido em Tela – Oficina de vivência audiovisual.

 

Ciência, Cultura e Poesia fizeram parte da abertura da 4ª Semana de Popularização do Semiárido

 

Na segunda-feira (16), foi realizada a abertura do evento no auditório da Escola Municipal João Bosco. Na oportunidade, alunos da rede municipal, particular, universidades e o público em geral, puderam conhecer mais sobre a importância da preservação do Bioma Caatinga para o futuro do planeta.

 

O prefeito do município de Paulo Afonso, Luiz de Deus parabenizou a organização do evento e ressaltou a importância da Semana de Popularização para a comunidade: "O mundo é uma constante evolução e precisamos adequar nossa realidade com a tecnologia e pensar em novas formas de preservação e sustentabilidade. A equipe do INSA, UFRPE e todos os envolvidos são bem-vindos ao nosso município e têm a missão de nos mostrar quais os caminhos ideais para que possamos ter um mundo mais consciente", afirmou o prefeito.

 

A programação do encontro ainda contou com uma apresentação cultural que retratou a importância do Sertão para o Brasil, além do experimento - A água que temos, a água que bebemos e como ela está? - que foi mediada por alunos da Escola João Bosco. O Coral ‘Vozes da Educação' também participou da abertura da IV POP, que é mediado pela Escola Arte Educação. Já a palestra magna - Uma viagem - pelo universo foi apresentada pelo Professor Doutor Antônio Miranda (UFRE).

 

"Não é toda cidade que topa levar popularização da ciência para os munícipes. Um fato muito positivo da gestão, que teve a intenção de sediar esse evento. Todo esse esforço contribui de maneira significativa para a construção da inclusão de todas as classes da sociedade", diz Miranda.

 

O Coordenador de Administração do Insa, Everaldo Gomes da Silva, explica que para o Insa é sempre uma grande satisfação firmar parcerias com prefeituras e instituições de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico para reunir esforços na popularização da ciência no Semiárido. "Eventos como a IV Semana são ótimas oportunidades para expor pesquisas desenvolvidas no Insa, além de fortalecer as ações de articulação institucional que são fundamentais para difusão e popularização da C&T na região", disse ele.

 

A parceria com as universidades traz temáticas importantes e que discutem essa viagem sustentável.

 

A Semana de Popularização foi encerrada, com palestras, minicursos, rodas de discussão, Museu Interativo, Espaço Ciência, entre outras atividades.

 
 

 

Texto: Rodeildo Clemente

Com informações ASCOM/PMPA
Fotos: Rodeildo Clemente (Ascom do Insa)


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS