Portal do Governo Brasileiro

Participantes do Dia de CampoParticipantes do Dia de CampoAbordando o tema Segurança Forrageira no Semiárido, e visando promover o aperfeiçoamento técnico no campo, entre associados, técnicos e visitantes, foi realizado no último dia 12 de julho o Dia de Campo no Sítio Porteiras, próximo ao município de São Domingos do Cariri (PB).

 

O encontro que contou com a participação de Associações dos municípios paraibanos de Barra de São Miguel, São Domingos do Cariri, Cabaceiras, Caraúbas e Santo André, foi promovido através da junção de esforços entre Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) e a execução técnica do Instituto de Assessoria a Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS).

 

A atividade que contou com 04 estações demonstrativas, discutiram os seguintes temas: palma forrageira; fenação; ensilagem e manejo e recuperação do solo, onde as pessoas que prestigiaram o evento puderam conhecer e discutir formas de melhorar o desempenho no campo.

 

Na primeira estação, os pesquisadores do Insa do Núcleo de Produção Vegetal Elder Lira e Evaldo Felix explicaram como a palma tem desempenhado importante papel para o ciclo produtivo do Semiárido, ressaltando que o plantio exige cuidados específicos no manejo, pois é uma cultura que retira uma grande quantidade de nutrientes do solo. Na ocasião, vários participantes também puderam tirar dúvidas sobre a forma de ideal para o cultivo de palma.

 

Na estação 02, os pesquisadores da área de Produção Animal do Insa Carlos Trajano da Silva e Romildo da Silva Neves, juntamente com o técnico do Procase Miguel David, discutiram a conservação de forragens por meio da fenação e promoveram a troca de experiências entre os agricultores e agricultoras do Semiárido paraibano, que puderam conhecer as principais forragens da região.

 

Já a estação 03 que trouxe como tema a ensilagem, os pesquisadores Geovergue Rodrigues de Medeiros e George Vieira debateram sobre a importância da produção e do estoque de forragens para a criação animal. A estação 04 por sua vez, dirigida pelo agrônomo João Macedo tratou o tema manejo e a recuperação do solo.

 

O coordenador do Núcleo de Produção do Insa Geovergue Medeiros, reforçou a importância do evento, falando sobre a interação entre técnicos e agricultores familiares. “É necessário que sejam divulgadas novas técnicas de convivência com a seca. Nós do Insa sempre apoiamos estas ações que visam à difusão tecnológica e a informação, e esses momentos também são uma oportunidade de mostrar como é importante o trabalho realizado em parceria, beneficiando as comunidades e os agricultores familiares do Estado da Paraíba”, informou o pesquisador. 

 

 

Texto e Fotos: Instituto de Assessoria a Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS).
Edição: Renally Amorim (Ascom do Insa)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS