Portal do Governo Brasileiro

As atividades práticas na Estação Experimental do InsaAs atividades práticas na Estação Experimental do Insa

 

O evento aconteceu em parceria com IEPB Cursos Técnicos, e se constituiu num processo de formação continuada, promovendo intensa de experiências entre os participantes.

 

Com o objetivo de discutir a importância da produção, o estoque de forragens, o uso racional da Caatinga para fins pastoris e, principalmente, conservação dos recursos naturais como estratégias para a convivência com o Semiárido, foi realizado nos dias 19 e 20 de junho o minicurso “Produção e Estocagem de Forragens para o Semiárido”.

 

No primeiro dia do evento, as atividades foram iniciadas no auditório da sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), com uma oficina na qual os participantes discutiram e apresentaram suas percepções sobre a região semiárida, a importância e as potencialidades da Caatinga para produção de forragens e criação animal.

 

Já no segundo dia, ocorreram visitas e demonstrações práticas na Estação Experimental do Insa, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os cultivos de palma forrageira consorciada com a gliricídia e os bancos de proteína formados por leucena, gliricídia e canafístula. Na ocasião, também foram apresentadas as técnicas de multiplicação da palma forrageira e as práticas de fenação e ensilagem de forrageiras nativas e cultivadas.

 

A programação também incluiu a visita ao Laboratório de Nutrição Animal, baseada na explicação sobre as análises para determinação da composição bromatológica das forragens.

 

 Dinâmica de grupo Dinâmica de grupo

Como público-alvo do minicurso, estiveram presentes criadores, produtores rurais, técnicos da Secretária de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (ATER), empresários da área de produtos agropecuários e estudantes de nível técnico e graduação.

 

O evento teve como ministrantes os pesquisadores do Núcleo de Produção Animal do Insa, Geovergue Medeiros, George Vieira e Romildo Neves, e do Núcleo de Produção Vegetal, composto por Jucilene Araújo, Élder Lira e Evaldo Santos, além dos professores José Henrique e Luana de Fátima do IEPB.

 

 

 

 

 

Texto: Geovergue Medeiros (Núcleo de Produção Animal)

Edição: Renally Amorim (Ascom do Insa)

Fotos: Geovergue Medeiros e Renally Amorim

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS