Portal do Governo Brasileiro

Participantes da reuniãoParticipantes da reuniãoNo último dia 13 de junho, foram realizadas nos municípios de Frei Martinho (PB) e São José do Seridó (RN), duas reuniões piloto, que servirão de base para a implantação do projeto “Segurança forrageira e produção madeireira em bases agroecológicas no Semiárido brasileiro”, financiado pelo Banco do Nordeste.

 

O objetivo da iniciativa é estudar a palma forrageira consorciada com espécies leguminosas nativas e exóticas adaptadas, utilizando água de reuso para fins madeireiros e forrageiros.

 

Para execução do projeto será instalado um Campo de Pesquisa/multiplicação em cada município, de 1,0 hectare cada, com palma consorciada com leguminosas nativas e exóticas. Sendo utilizada para irrigação água proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto de cada cidade.

 

Na ocasião, foi feito o reconhecimento da área, bem como realizada uma visita as Estações de Tratamento de Esgoto, para implantação imediata do projeto, porém devido às condições inadequadas do solo, a região deverá passar pelo processo adaptação e as primeiras atividades serem iniciadas.

Estação de Tratamento de Esgoto em Frei Martinho (PB)Estação de Tratamento de Esgoto em Frei Martinho (PB)

 

Como representantes do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), participaram do encontro Salomão Medeiros (diretor do Instituto), Jucilene Araújo (pesquisadora do Núcleo de Produção Vegetal) e Geovergue Medeiros (pesquisadora do Núcleo de Produção Animal). Além do prefeito de Frei Martinho (PB) Aguifaildo Dantas e a Secretária de Agricultura do município Isabelle Cristina. Já em São José do Seridó, estiveram presentes os secretários do município, Joel Dantas (Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Recursos Hídricos), Antônio Fernandes Neto (Secretária de Obras Públicas, Infraestrutura e Trânsito) e Edgle Medeiros de Lucena (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte).

 

 

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)
Com informações: Jucilene Araújo



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS