Portal do Governo Brasileiro

Divulgação Divulgação

 

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), através do Núcleo de Pesquisa em Desertificação e Agroecologia em Terras Secas participou da Semana de Meio Ambiente, promovido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através do Curso de Gestão Ambiental. No evento, o pesquisador Aldrin Pérez-Marin, apresentou experiências de pesquisa sobre “Desertificação e estratégias de enfrentamento na perspectiva de convivência com a semiaridez. 

 

O evento, que aconteceu na Cidade de Mossoró (RN), no dia 7 de junho, ofereceu uma atualização do panorama da desertificação no Semiárido Brasileiro e seus impactos sociais e ambientais, finalizando com propostas concretas de combate, na perspectiva da convivência com o Semiárido.

 

Antes do evento o pesquisador se reunião com o reitor e a equipe de gestores da universidade para discutirem a assinatura de um convênio para a realização de projetos articulados de pesquisa popular participativa que dialoguem com a realidade ou problemas concretos da vida cotidiana das populações do Semiárido, especialmente no estado do Rio Grande do Norte.  Para atingir esses objetivos foi formada uma comissão para trabalhar uma proposta que será finalizada em uma oficina para a construção do projeto.

 

O evento contou com a participação de professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal Rural do Semiárido, Instituto Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

 

O pesquisador Perez-Marin  acredita que “a visita à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte abriu janelas de oportunidades para interagir com outros atores institucionais da região Semiárida, desde a pesquisa articulada e comprometida com a solução de problemas concretos da vida cotidiana”.

 

Texto: Núcleo de desertificação e agroecologia

 


Edição: Rodeildo Clemente (Ascom do Insa)

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS