Portal do Governo Brasileiro

CurraleiroCurraleiro

 

O Minicurso “Conservação e Uso de Raças Nativas para o Semiárido” foi realizado no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campos de Sousa (PB), no dia 24 de maio pelo Núcleo de Produção Animal do Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

 

O público-alvo do evento foram alunos do Curso Técnico em Agropecuária e estudantes das graduações e pós-graduações em Medicina Veterinária. O evento discutiu as experiências de adaptação das raças locais ao clima Semiárido.

 

Durante o curso o pesquisador do Insa, Geovergue Medeiros, enfatizou que “grande parte dos animais domésticos trazidos para a região Nordeste pelos colonizadores europeus a partir do Século XV passaram por intensos e prolongados processos de seleção natural que lhes garantiram adaptações climáticas, resistência e rusticidade para viverem harmonicamente com as condições ambientais do Semiárido brasileiro”.

 

Também destacou a importância de preservar e conservar os recursos genéticos dos animais nativos da região semiárida como peça fundamental para manter a diversidade, dada a importância científica, histórica, cultural e social desse animais para os criadores do Semiárido brasileiro, além da preservação deles garantir a soberania alimentar regional.

 

Além do próprio Geovergue, participaram como facilitadores do Minicurso os pesquisadores George Vieira (Insa) e Maísa Cordão (IFPB).

 

Texto: Rodeildo Clemente

(Ascom do Insa)
 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS