Portal do Governo Brasileiro

 

O tema que norteia o evento é “Desvendando o Céu Austral: ciência, tecnologia e inclusão social”.

 

De 28 a 30 de maio, será realizada na cidade de Paulo Afonso (BA) mais uma edição da Semana de Popularização da Ciência. Na ocasião, serão desenvolvidas atividades de extensão junto a escolas e comunidades, com interlocuções como palestras, minicursos, oficinas interativas de diferentes temáticas, exposições e excursões.

 

Com intuito de compreender a importância da contextualização do Semiárido na apropriação do conhecimento, observando as potencialidades socioculturais, econômicas, ambientais da região, a Semana de Popularização da Ciência, aborda temas que fazem parte de uma agenda construída em função das demandas do local sede do evento, buscando no processo de execução das atividades uma sinergia entre o conhecimento científico e popular.

 

O evento que já foi realizado nos municípios pernambucanos de Ibimirim e Itacuruba (2015), Floresta e Itacuruba (2016), além de Monteiro na Paraíba (2017), é uma parceria entre o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com objetivo de sensibilizar estudantes e professores do Nordeste, em particular do Semiárido, para o conhecimento e estudo da ciência contextualizada à região, promovendo assim, processos de educação científica e tecnológica, na perspectiva da inclusão social.

 

Agora em 2018, a Semana conta também com o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso (BA), do Espaço Ciência (PE), e do Observatório Nacional, presente na região através do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica.

 

As atividades que acontecerão na Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro, terá a participação de estudantes de escolas e universidades públicas e privadas, gestores e técnicos de instituições públicas e de organizações sociais e comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhas e indígenas).

 

A semana

 

A Semana de Popularização da Ciência no Semiárido surge como uma proposta de fortalecimento e consolidação de ações na área de popularização e difusão de ciência, tecnologia e inovação na região. No Brasil ocorre anualmente a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, como uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), que, de um modo geral, busca promover atividades de divulgação, aproximando a população da ciência e tecnologia, estimulando a curiosidade e o interesse em aprofundar o tema e discutir as implicações sociais dos mesmos.

 

Apesar desta iniciativa contemplar municípios da região semiárida, entendemos que é importante e necessário criar novos espaços de debates, análises e reflexões, de compartilhamento de saberes e fazeres, buscando o protagonismo nos processos de aprendizagem e descobrimento.

 

 

Texto: Núcleo de Popularização da Ciência
Edição: Renally Amorim (Ascom do Insa)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS