Portal do Governo Brasileiro

Apresentação de pesquisasApresentação de pesquisas

No último dia 06 de abril, foi realizada na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus Lagoa Seca, a oficina sobre Tratamento e Reúso de Água para a Agricultura Familiar no Semiárido brasileiro, ministrada pelas pesquisadoras Marilene Melo do Núcleo de Recursos Hídricos do Insa e Silvania Lucas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A atividade teve como público-alvo alunos dos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroindústria e Bacharelado em Agroecologia.

 

A oficina que faz parte da IV Semana de Agroecologia da UEPB, foi desenvolvida com metodologias participativas, e teve como objetivo estimular a compreensão sobre a importância da água para a agricultura familiar no Semiárido, bem como seu potencial e limites.

 

Inicialmente foi aberto um diálogo sobre as características da agricultura familiar no Semiárido, incentivando os participantes a entenderem as estratégias e práticas de manejo sustentável da água, desenvolvidas pelas famílias agricultoras a fim de atender suas diversas necessidades.

 

No segundo momento, buscou-se mostrar para os alunos a importância que o tratamento e reúso de águas têm para o Semiárido brasileiro, considerando os seus usos na cidade e no campo.

 

Momento de troca de experiências entre os participantesMomento de troca de experiências entre os participantes

Na ocasião, também foram apresentadas pesquisas relacionadas ao tema em questão, que o Insa vem desenvolvendo em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e o PATAC (Programa de Aplicação de Tecnologias Apropriadas), ONG que trabalha no fortalecimento da agricultura familiar agroecológica no Semiárido paraibano.

 

O evento é fruto da união de esforços entre a Coordenação do Curso de Agroecologia, Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA), Centro Acadêmico de Agroecologia (Coletivo Agroecológico) e do Centro Vocacional Tecnológico de Agroecologia e Produção Orgânica (CVT Agrobiodiversidade no Semiárido).

 

 

 

Texto: Marilene Melo (Núcleo de Recursos Hídricos do Insa)
Edição: Renally Amorim (Ascom do Insa)
Fotos: Raniery Cantalice (NERA)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS