Portal do Governo Brasileiro

Agricultores atentos a oficinaAgricultores atentos a oficina

A atividade contou com o apoio e mobilização do Centro de Ação Cultural (CENTRAC)

 

Na última quinta-feira, dia 05 de abril, foi realizada na zona rural do município de Puxinanã (PB), a oficina sobre produção de palma forrageira resistente a praga da Cochonilha-do-Carmim, direcionada a cerca de 30 agricultores e agricultoras de diversas comunidades do município.

 

A atividade que contou com o apoio e mobilização do Centro de Ação Cultural (CENTRAC), foi ministrada pelos pesquisadores do Núcleo de Sistema de Produção Vegetal do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), que é coordenado por Jucilene Araújo.

 

Agricultora recebendo raquetes de palmaAgricultora recebendo raquetes de palma

 

 

 

A oficina foi dividida em etapas, e no primeiro momento procurou explicar a razão e importância do cultivo da palma forrageira para as famílias. Posteriormente foi feita uma exposição dialogada, onde também foram apresentadas as variedades de palma resistentes à Cochonilha-do-Carmim, e as formas adequadas para plantio e tratos culturais. Na ocasião, os agricultores também foram incentivados a plantarem a palma em consórcio com outras espécies forrageiras ou plantas de alimentação humana.

 

Ao final do evento, foram distribuídas mudas de Gliricídia e raquetes de três variedades de palma forrageira: Orelha de Elefante Mexicana, Miúda ou Doce e Baiana.

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)
Fotos: Elder Cunha (Núcleo de Produção Vegetal)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS