Portal do Governo Brasileiro

Homenagem na Estação Experimental Homenagem na Estação Experimental

 

O falecimento do ex-diretor do Insa completou 1 ano no dia 03 de abril de 2017

 

A equipe de colaboradores do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), realizou na tarde desta sexta-feira (06), uma homenagem póstuma em memória ao ex-diretor e coordenador de pesquisa do Instituto, Ignacio Hernan Salcedo, que faleceu no dia 03 de abril de 2017.

 

Na ocasião, foi feita uma visita à estação experimental do Insa, que recebeu o nome do pesquisador, em referência a enorme contribuição dele à pesquisa e administração do Insa. Posteriormente, foi feita a aposição de parte das cinzas do Professor Salcedo, em um Umbuzeiro plantado por ele no ano de 2015, na sede administrativa do Insa. 

 

O diretor do Insa, Salomão de Sousa Medeiros, lembrou que “Salcedo foi um cientista que deu uma grande contribuição para construção física e do projeto intelectual do Insa. Essa foi a maneira encontrada para homenagear a ausência dele de 01 ano”.

 

No momento de socialização entre os presentes na ocasião,  foi ofertado ao final do encontro um Coffee break.

 

Trajetória Cientifica 

 

Ignacio Hermán Salcedo formou-se em Agronomia pela Universidad de Buenos Aires, em 1970 e cursou mestrado e doutorado em manipulação dos solos na Universidade de Michigan State University nos Estados Unidos, entre os anos de 1973 e 1976.

 

Em seguida fixou-se em Recife, onde foi professor Titular do Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco. E também Professor Visitante Senior no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba.

 

Em 2011, assumiu por um período de quatro anos, a direção do Instituto do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), onde produziu importantes projetos científicos e de desenvolvimento tecnológico com resultados concretos para os povos que habitam o Semiárido. 

 

O pesquisador ainda possuía experiência na área de Agronomia-Fertilidade do Solo, e em temas relacionados com a biogeoquímica de carbono, nitrogênio e fósforo, com uso de traçadores estáveis e radioativos, de interesse para a agricultura e pecuária de subsistência na região semiárida.

 

Ações de Ignácio Salcedo no Insa

 

Durante a gestão do agrônomo e doutor em Ciências do Solo, o Insa por meio do projeto de Revitalização da Palma Forrageira entregou para agricultores familiares cerca de 5 milhões de raquetes de variedades da planta resistente à praga da Cochonilha do Carmim.

 

Deposição de Cinzas na Sede Administrativa Deposição de Cinzas na Sede Administrativa

 

Implementou  ações conjuntas para contribuir com o desenvolvimento rural sustentável no Semiárido paraibano, através da assinatura do termo de Cooperação Técnico-Científica com Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida).

 

Como também ajudou no fortalecimento da área de Recursos Hídricos, com a criação do “Projeto Águas”, que inaugurou um sistema de abastecimento para captação e armazenamento de água de chuva no Assentamento Rural Vitória, localizado na zona rural do município de Campina Grande (PB).

 

 

Texto: Renally Amorim e Rodeildo Clemente (Ascom do Insa)

Fotos: Renally Amorim

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS