Portal do Governo Brasileiro

Hoje dia 09 de abril, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) lança mais uma edição do seu Boletim Informativo. Editado mensalmente pela Assessoria de Comunicação, o Informativo está em seu sexto ano de circulação em formato eletrônico e aborda as principais ações realizadas pelo Insa.

 

Nesta edição trimestral referente aos meses de janeiro, fevereiro e março, o boletim destaca as atividades realizadas em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no último dia 22 de março. Abordando o tema “A resposta está na natureza”, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MTIC) recebeu cerca 250 crianças oriundas de escolas da cidade de Campina Grande (PB), para participarem de um carrossel de experiências científicas com temas ligados a Caatinga, tratamento e reúso de água de esgotos e captação de água de chuva.

 

O boletim também traz informações, sobre o Dia de Campo ocorrido na estação experimental do instituto, que trouxe como tema central a Conservação e Estoque de Forragem da Caatinga. A atividade contou com a participação de 55 pessoas vindas da zona rural de municípios da região e utilizou a metodologia de montagem de estações demonstrativas em diversas temáticas relacionadas à produção animal, cultivo de palma forrageira e reúso de água.

 

Outro ponto abordado foi à reunião entre o diretor do Insa Salomão Medeiros, e o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab. O encontro teve como objetivo a solicitação da manutenção do orçamento destinado às pesquisas científicas para o Semiárido brasileiro, frente ao contingenciamento anunciado para área de C&T no país. Já que atualmente o Insa apresenta um programa de pesquisa concentrado nas áreas de Biodiversidade, Sistema de Produção, Desertificação, Recursos Hídricos e Gestão da Informação, que atende a uma população de aproximadamente 28 milhões de pessoas em 10 estados.

 

É destaque também nesta edição, a participação do Instituto na oficina sobre “Informação para governança e o desenvolvimento de territórios saudáveis e sustentáveis”, que aconteceu entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em Salvador (BA). Durante o evento, o Insa apresentou a Plataforma de Acompanhamento dos reservatórios do Semiárido, o Olho N’Água, buscando por meio deste contribuir com as ações para melhoramento da convivência com a região semiárida.

 

Para ler estas e outras matérias do Boletim Informativo do Insa na íntegra, clique aqui.

 

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS