Portal do Governo Brasileiro

A reunião aconteceu na sede administrativa do InsaA reunião aconteceu na sede administrativa do Insa

 

Na manhã desta quarta-feira, dia 07, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), recebeu a visita de representantes da Universidade da Bahia (UNEB), bem como de membros da Secretária de Ciência e Tecnologia do estado baiano. O encontro teve como objetivo conhecer as ações do instituto em prol do Semiárido brasileiro nas suas diversas linhas de pesquisa, para que posteriormente sirva de base para implantação de projetos no estado.

 

Na ocasião, o diretor do Insa , Salomão Medeiros, apresentou algumas pesquisas que já vem sendo desenvolvidas pelo Insa nas áreas de Recursos Hídricos, Produção Animal e Produção Vegetal, destacando os projetos ligados a produção de forragem que leva para as comunidades rurais segurança hídrica e alimentar.

 

A exemplo disso, foi desenvolvido através de ações do instituto, o Projeto de Revitalização da Cultura da Palma Forrageira que causou relevantes impactos sociais, econômicos e ambientais na região da Paraíba. 

 

Ainda durante a visita, Luiz Paulo Neiva (UNEB) ressaltou algumas atividades de intuições do estado da Bahia no melhoramento com a convivência no Semiárido, e a necessidade de se estabelecer uma articulação entre elas para garantir a intensificação dos trabalhos. Nesse sentindo, foi proposto ao Insa promover a união dos Institutos de pesquisa de toda região semiárida em torno de projetos que venham trazer benefícios a população.

 

Também estiveram presentes na reunião, as pesquisadoras do Insa, Fabiane Rabelo (Núcleo de Biodiversidade) e Jucilene Araújo do
Núcleo de Produção Vegetal.

 

Encaminhamentos

 

Como desdobramento do encontro, o Insa foi convidado a conhecer de perto as atividades desenvolvidas no estado da Bahia, com intutito de contribuir com o trabalho que lá está construido. Também ficou definida uma nova reunião com o Secretário de Ciência e Tecnologia do estado, Vivaldo Mendonça, para viabilização de um Acordo de Cooperação entre as instituições.

 

 

Texto e Foto: Renally Amorim (Ascom do Insa)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS