Portal do Governo Brasileiro

 

Acontecerá amanhã dia 7, a partir das 14h no auditório da Sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) em Campina Grande (PB), mais uma edição do Programa Semiárido em Foco. Na ocasião, será apresentada a experiência de pesquisa “Processo Metodológico Sistema de Vida” do Grupo Colegiado Agricultura Familiar (GC AGRIF), do Instituto de Estúdios Indígenas de la UNACH.

 

A apresentação será feita pela doutoranda em Ciências Agropecuárias e Sustentabilidad, da Universidad Atónoma de Chiapas (UNACH – México), Patricia Estela Sánchez Gómez.  Esse evento faz parte de um estudo realizado pela pesquisadora, que visa acompanhar como é realizado o trabalho de pesquisa participava nas comunidades rurais do Semiárido, para posteriormente serem compartilhados com grupos de pesquisas do México.

 

A ideia também é construir um termo de cooperação entre a Universidad Atónoma de Chiapas (UNACH – México) e o Insa, a fim de serem realizadas futuras trocas de experiências relacionadas ao tema.

 

Pesquisa Participativa

 

A pesquisa participativa é um método que permite a escuta mútua, ou seja, o diálogo entre pesquisadores e pesquisados. Dessa forma, é possível a sistematização do conhecimento popular, bem como, validá-lo cientificamente. 

 

Este método permite o intercâmbio científico e tecnológico possibilitando a discussão e construção do conhecimento de maneira participativa e mobilizadora.

 

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS