Portal do Governo Brasileiro

 Minicurso Metodologias Participativas Minicurso Metodologias Participativas A pesquisa participativa é um método que permite a escuta mútua, ou seja, o diálogo entre pesquisadores e pesquisados na construção do saber científico e popular.

 

Nos dias 25 e 26 de janeiro, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) realizou o Minicurso Metodologias para a Pesquisa Participativa na Agricultura Familiar Agroecológica, na sede do instituto, em Campina Grande (PB).  A formação propôs aos participantes, durante os dois dias, debater de forma coletiva questões voltadas ao universo da pesquisa em comunidades rurais do Semiárido brasileiro.

 

A atividade foi promovida pelo Núcleo de Produção Animal do Insa.

 

No encontro, foram apresentadas pesquisas participativas que já vem sendo desenvolvidas pelo Insa em parceria com organizações sociais que atuam na região semiárida. No dia 25, os participantes foram divididos em quatro grupos sendo eles: Conservação e uso de raças nativas, Pesquisa Guardiãs das Galinhas de Capoeira, Pesquisa Reúso de Águas – Sistema de reúso com reatores e Pesquisa Insa-Asa.

 

No segundo dia de encontro, os participantes ainda se reuniram nos grupos e logo após realizaram um debate coletivo sobre os trabalhos desenvolvidos. O debate evidenciou as dinâmicas territoriais, a aproximação dos sujeitos individuais e coletivos, a relevância em atingir a comunidade a partir de demandas específicas, fortalecimento e mobilização das práticas agroecológicas sustentáveis, entre outros temas significativos. 

 

 

O minicurso foi direcionado para estudantes, profissionais das áreas de Agroecologia, Ciências Agrárias e pesquisadores do Instituto. A iniciativa foi uma realização do Insa em parceria com o Núcleo de Estudos em Agricultura Ecológica do Sertão Paraibano (Naesp), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Sousa e Coletivo Asa Cariri Oriental (Casaco).

 

 público do encontro público do encontro

 

Pesquisa Participativa

 

A pesquisa participativa é um método que permite a escuta mútua, ou seja, o diálogo entre pesquisadores e pesquisados. Dessa forma, é possível a sistematização do conhecimento popular, bem como, validá-lo cientificamente. 

 

Este método permite o intercâmbio científico e tecnológico possibilitando a discussão e construção do conhecimento de maneira participativa e mobilizadora.

 

Texto e foto: Ermaela Cícera Freire (Ascom do Insa)

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS