Portal do Governo Brasileiro

 III SINPROVS III SINPROVS

 

O evento tem como uma das suas finalidades contribuir com a difusão do conhecimento científico, tecnológico e fortalecer a produção vegetal em regiões semiáridas. 

 

Será realizado entre os dias 7 e 9 de maio de 2018, o III Simpósio Nacional de Estudos para a Produção Vegetal no Semiárido (SINPROVS). O objetivo do encontro é nuclear pesquisadores e agregar o poder público, técnicos, agricultores e estudantes, a fim de propor momentos de debates sobre os avanços científicos e tecnológicos voltados a sustentabilidade da agricultura no Semiárido.

 

Considerado como o principal evento da Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro, o simpósio apresenta como tema desta edição o “Uso Sustentável do Semiárido: desafios e progressos", e conta com o apoio de diversas instituições científicas, a exemplo do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Sociedade Científica do Semiárido Brasileiro (SCSB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pelo Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal em Serra Talhada.

 

Durante os três dias de atividades científicas, as discussões girarão em torno de assuntos como Manejo de água e solo; Exploração de espécies agrícolas e nativas; Tecnologias na pós-colheita de produtos agrícolas e Impactos dos fatores bióticos e abióticos na Produção Vegetal. Além da tradicional recepção de resumos simples e expandidos para publicação em Anais, apresentações de trabalhos na forma de painel e oral, minicursos, e palestras.

 

Como novidade, o III SINPROVS promoverá uma sessão de intensas discussões sobre inovação tecnológica e parcerias entre empresas consolidadas e StartUPs voltadas para o segmento agrícola nacional.

 

Outra novidade será liderada pela UFERSA em um momento de intensas discussões sobre a consolidação de uma Rede Interdisciplinar e Interinstitucional de colaboração científica e tecnológica, entre os Programas de Pós-Graduações do Semiárido Brasileiro.

 

Os doze melhores trabalhos do SINPROVS serão premiados com uma publicação na Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, onde os custos dessa serão assumidos pelo evento.

 

O Simpósio acontecerá no Centro de Convenções Raimundo Asfora - Garden Hotel, em Campina Grande (PB), e as inscrições podem ser realizadas no site do evento.

 

Texto: Divulgação SINPROVS
Edição: Ascom do Insa



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS