Portal do Governo Brasileiro
 

 Reunião de trabalho do Umbu Reunião de trabalho do Umbu A ação conjunta tem como objetivo promover o desenvolvimento rural no Semiárido através da cultura do umbu

 

O Comitê Estadual do Umbu na Paraíba reuniu-se ontem, 13 de dezembro, no sítio Poço Doce, localizado na cidade de Barra de Santa Rosa (PB), no Curimataú paraibano.

 

O grupo de trabalho pretende desenvolver um projeto que privilegie três eixos principais, o diagnóstico em parcerias com as prefeituras, cooperativas e associações comunitárias, a produção de mudas de umbuzeiro e a formação de bancos de germoplasmas da espécie.  Para isso, o Comitê propõe o mapeamento e catalogação dos pés e coletores de umbu por município envolvido, levantamento da produtividade média e replantio, bem como a viabilidade de processamento do produto e de venda, entre outras.

 

A ação conjunta tem como objetivo promover o desenvolvimento rural no Semiárido através do potencial significativo do umbu, sendo necessário para isso priorizar a organização dos produtores rurais. Dessa forma, visando a geração de renda e fortalecimento da cadeia produtiva na Paraíba.

 

Na ocasião estiveram presentes mais de 40 pessoas, engajadas no desenvolvimento do umbu na região do Semiárido paraibano. Ao todo compareceram 26 instituições parceiras como o Insa, Emater, Emepa, Sebrae, Conab, Sinavez. Além de representantes das prefeituras de Barra de Santa Rosa, Campina Grande, Alcantil, Cuité, Frei Martinho, Sossego, Queimadas, Picuí e Umbuzeiro.

 

As cooperativas e associação comunitárias com interesse na temática também estiveram presentes como: Cooasc (Picuí), Coapecal (Caturité), Coopafab (Bananeiras), Apocca (Caturité), Acaasr (Barra de Santa Rosa) e Copaf (São Sebastião de Lagoa de Roça). Participaram ainda a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Picuí.

 

Os encaminhamentos provenientes desse encontro foram: o aumento do preço mínimo do umbu e a formação da Comissão Técnica por solicitação oficial até o final de 2017, que será composta por seis membros das instituições parceiras.

 

 

Umbuzeiro: a árvore sagrada do Sertão Comitê Estadual do Umbu na Paraíba Comitê Estadual do Umbu na Paraíba

 

Historicamente, no Semiárido brasileiro, o umbuzeiro é utilizado para fins energéticos (por meio da madeira ou carvão), alimentação humana, forragem, medicina caseira, higiene corporal, ornamentação, criação de abelhas e sombreamento.

 

Nesse cenário, o umbu tem um potencial econômico significativo na Caatinga, o fortalecimento da produção, através principalmente do beneficiamento de frutas e comercialização de produtos como doces variados, sucos, geleias, compotas, cerveja, entre outros produtos. Esse caminho é uma das principais ações prioritárias do Comitê Estadual do Umbu na Paraíba.

 

 

 

 

 

 

Texto e Foto: Ermaela Cícera Freire (Ascom do Insa)
Atualizado às 14:17 de 14/12/2017