Portal do Governo Brasileiro

Agenda Científica do Semiárido Agenda Científica do Semiárido

 

III Encontro de Extensão, Pesquisa e Inovação em Agroecologia (EEPIEA), Encontro Interestadual do Projeto Semiárido Produtivo – Nordeste, Simpósio Nacional de Estudos para a Produção Vegetal no Semiárido e Circuito das Águas integram a agenda deste mês.

 

III Encontro de Extensão, Pesquisa e Inovação em Agroecologia (EEPIEA)

 

O III Encontro de Extensão, Pesquisa e Inovação em Agroecologia (EEPIEA), que será realizado no período de 12 e 14 de dezembro, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Picuí.

 

O evento traz como tema “O Desafio de Produzir no Semiárido”, para dar continuidade ao trabalho de disseminação de Pesquisa, Extensão e Inovação em Agroecologia. Este ano o evento contará com apresentações orais, sendo escolhidos os 10 melhores trabalhos de cada modalidade para essa temática, exposição em banner e relatos de experiências, que serão apresentados na forma de rodas de conversa. Os trabalhos apresentados serão publicados como resumo expandido nos anais do evento.

 

O principal objetivo do III EEPIEA é o de promover e assegurar um espaço de interação, diálogo e construção de conhecimentos sobre a pesquisa, extensão e inovação na Agroecologia como forma de valorizar o Semiárido brasileiro, seus recursos ambientais, sua interação com o meio, a partir da exposição de ideias e troca de experiências entre os participantes. Venha descobrir o desafio de se produzir no Semiárido.

 

Acesse o site do evento.

 

Encontro Interestadual do Projeto Semiárido Produtivo – Nordeste

 

Acontecerá no período de 12 á 14 de dezembro, no município de Juazeiro (BA), o Encontro Interestadual do Projeto Semiárido Produtivo – Nordeste.  O evento que é fruto da parceria entre Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), lançará o Projeto Semiárido Produtivo, bem como discutirá ações e estratégias para região.

 

O encontro tem por objetivo estruturar unidades produtivas familiares e unidades coletivas da agricultura familiar, para execução e multiplicação de técnicas de convivência sustentável com o Semiárido, em cinco estados do Nordeste brasileiro (Bahia, Piauí, Pernambuco, Sergipe e Alagoas). 

 

Confira a programação aqui.

 

Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido

 

O Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido abre inscrições no período de 11 de dezembro de 2017 a 12 de janeiro de 2018, para ingresso de estudantes. O Edital N° 156/2017, publicado ontem, 5, contém todas as orientações e regras referentes ao processo seletivo.

São ofertadas 10 vagas para ingresso em 2018 no Campus Guanambi. Deste total, duas vagas são reservadas a candidatos negros (pretos ou pardos) e indígenas, e uma vaga destinada a pessoas com deficiência. Podem participar da seleção, graduados ou concluintes de cursos de superior na área de Ciências Agrárias/Biológicas ou áreas correlatas.

 

Inscrições Abertas para o Simpósio Nacional de Estudos para a Produção Vegetal no Semiárido (SINPROVS)

 

O Simpósio Nacional de Estudos para a Produção Vegetal no Semiárido (SINPROVS) tem como missão contribuir com a difusão do conhecimento científico, tecnológico e fortalecer a produção vegetal em regiões semiáridas.

 

O evento ocorrerá no período de 07 a 09 de maio de 2018, e as inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de abril de 2018. 

 

Para mais informações acesse o site do evento.

 

Circuito das Águas

 

O Circuito das Águas é um projeto que visa discutir com a população através de audiencias públicas, o uso e a gestão das águas da transposição do Rio São Francisco, que percorrem 217 quilometros dos canais do Eixo Leste até beneficiar alguns municipios paraibanos. 

 

No dia 13 de novembro a partir das 10h, será realizado uma audiência pública para prestar contas das audiencias intinerantes do Circuito Águas, que ocorreram em noves cidades do Cariri paraibano.

 

Texto: Ermaela Cícera Freire (Ascom do Insa)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS