Portal do Governo Brasileiro

LogomarcaLogomarca

Amanhã, 06 de dezembro, o Programa Semiárido em Foco por meio do Núcleo de Popularização do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), promoverá a palestra Monitoramento da desertificação através de indicadores ambientais, sociais, econômicos e institucionais.

 

O evento terá início a partir das 14:00 horas no auditório da Sede Administrativa do instituto, em Campina Grande (PB), e será ministrado por Ricardo Lima, pesquisador da área de Geotecnologias do Insa.

 

Desertificação: Um fenômeno de escala global

 

 A desertificação é caracterizada pela degradação das terras nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, e Definir um conjunto de ações para seu enfrentamento requer o conhecimento das complexas relações estabelecidas entre a sociedade e o meio ambiente de modo a identificar e monitorar as causas e consequências do processo.

 

Essa realidade permanece um desafio para pesquisadores em todo o mundo, especialmente no Brasil. E procurando reduzir essa lacuna, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) estruturou um sistema de avaliação e comparação espacial da desertificação para os 32 municípios das microrregiões geográficas do Seridó paraibano e potiguar, a partir de um conjunto de 27 indicadores recomendados na literatura relacionada, organizados segundo o modelo conceitual DPSIR - força motriz, pressão, estado, impacto e resposta. 

 

Com os resultados alcançados, observou-se que 59,7% da região está submetida a níveis moderado, forte ou muito forte de desertificação, onde o estudo em questão sugere a promoção de ações governamentais e da sociedade civil para ampliar o acesso da população rural, à programas de geração ou transferência de renda, educação básica universalizada, assistência técnica agroecológica, programas de recomposição da vegetação nativa, serviços de proteção social dos contingentes que migram para as cidades, entre outras iniciativas, visando o enfrentamento do processo de desertificação e mitigação de suas consequências.

 

Semiárido em Foco

 

O Semiárido em Foco objetiva difundir pesquisas científicas voltadas para a região Semiárida e integra o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (Sigsab).

 

Ascom do Insa
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS