Portal do Governo Brasileiro

Festa Sementes da PaixãoFesta Sementes da Paixão

 

O evento que tem como tema Fortalecendo a resistência e celebrando a vida no Semiárido, espera reunir cerca de 200 pessoas apenas nos dois primeiros dias de programação.

 

Acontece nos próximos dias 06 e 07 de outubro em Boqueirão (PB), a 7ª Festa Estadual das Sementes da Paixão. O evento que tem como tema Fortalecendo a resistência e celebrando a vida no Semiárido, espera reunir cerca de 200 pessoas apenas nos dois primeiros dias de programação.

 

Dentre os objetivos da Festa estão: Valorizar o papel das famílias agricultoras guardiãs das sementes crioulas no estado da Paraíba; Refletir sobre a importância dos Bancos de Sementes Comunitários (BSC) na produção de alimentos e enfrentamento dos períodos de estiagem prolongados; Promover o intercâmbio de experiências agroecológicas de valorização das sementes da paixão; e construir mecanismos para as políticas públicas de sementes no Semiárido Paraibano.

 

No segundo dia de programação, sexta-feira (06), os pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) da área de Produção Animal Geovergue Medeiros, Luan Carlos, e Carlos Trajano, além de Marilene Melo da área de Recursos Hídricos, irão promover a oficina “Manejo da Caatinga e sementes dos animais nativos”, no Sítio Rodeamor, localizado no município de realização da festa.

 

A FESTA

 

“Sementes da Paixão” foi o nome dado no estado às sementes crioulas ou nativas, cultivadas e conservadas pelas famílias camponesas há várias gerações. Em outros estados do Semiárido Brasileiro estas sementes são conhecidas como “Sementes da Resistência”, “Sementes da Fartura”, entre outros.

 

A realização das festas estaduais ocorrem desde 2003, e tem cumprido um papel estratégico na dinâmica de trabalho das organizações da Articulação do Semiárido Paraibano, se constituindo como um espaço privilegiado de troca de experiências e fortalecimento de uma rede de guardiões e guardiãs de sementes, que atualmente conta com mais de 150 bancos comunitários de sementes e milhares de bancos familiares.

 

Acesse a programação aqui. 

 

 

Texto: Áurea Olímpia Figueiredo
(GT de Comunicação da Asa PB)
Foto: Fernanda Rappa

 



 

 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS