Portal do Governo Brasileiro

Serra da Caxexa Serra da Caxexa

 

A atividade foi promovida pelo grupo “Amigos das Serras”, constituído por professores, estudantes, técnicos, agricultores e servidores públicos, cuja missão é promover a preservação ambiental do lugar e dos recursos naturais do bioma Caatinga.

 

Com a função de garantir às populações tradicionais o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propiciar às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis, as Unidades de Conservação (UC) são áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais. Nesse sentindo, foi realizada no último dia 15 de setembro, a primeira audiência em prol da transformação da Serra da Caxexa em Unidade de Conservação, localizada no município de Casserengue (PB).

 

A atividade foi promovida pelo grupo “Amigos das Serras”, constituído por professores, estudantes, técnicos, agricultores e servidores públicos e tem como missão a preservação ambiental do lugar e dos recursos naturais do bioma Caatinga.

 

No encontro foi apresentada a proposta da Unidade de Conservação objetivando a proteção da biodiversidade, recreação, pesquisa, interpretação, educação ambiental e o uso turístico de base sustentável de diversas áreas terrestres, como rios, tanques naturais, serras, montanhas e sítios arqueológicos do município. 

 

A iniciativa da mobilização nasceu da preocupação dos moradores com a exploração de minérios no município, correndo o risco de tornar a paisagem demasiadamente artificial, liquidando assim o cenário de extrema beleza da região, o que consequentemente acarretaria em perda turística para a Unidade de Conservação.

 

Solenidade de abertura da audiênciaSolenidade de abertura da audiência

Como representante do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), o pesquisador na área de Produção Animal, Geovergue Medeiros, destacou que o Insa tem o dever e o interesse em participar da construção da proposta da Unidade de Conservação

 

Para os moradores da cidade de Casserengue, a Serra da Caxexa representa o cartão postal do município, e caso essa região passe a ser explorada de forma errônea, será fatal para a economia, meio ambiente e para a comunidade em geral. Nesse sentindo, Roselita Victor (ASA-PB), enalteceu a iniciativa da população e destacou o compromisso da Articulação do Semiárido em defender esta causa.

 

 

 

Encaminhamentos

 

Como encaminhamento do encontro, foi proposto a criação de um grupo de trabalho composto por representantes da Prefeitura de Cassserengue, da Câmara de Vereadores, Insa, Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Universidade Federal da Paraíba (UFPB/CCA), Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA-PB), Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Assembleia Legislativa e grupo Amigos da Serra. Posteriormente, também serão realizadas reuniões com os proprietários, visitas técnicas à Serra da Caxexa e a estruturação da proposta junto aos órgãos ambientais e jurídicos.

 

 

Texto e Foto: Wagner Azevedo (Amigos das Serras)

 Edição: Ascom do Insa