Portal do Governo Brasileiro

Agenda Científica do Semiárido Agenda Científica do Semiárido

 

I Simpósio Paraibano do Umbu, VII Feira Científica de Sergipe, Congresso Nacional de Práticas Educativas, Workshop Internacional sobre Água no Semiárido Brasileiro integram a agenda deste mês.

 

I Simpósio Paraibano do Umbu

 

O I Simpósio Paraibano do Umbu, será realizado no dia 21 de setembro, na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em Campina Grande (PB).

 

O Simpósio tem como objetivo reunir pesquisadores, estudantes, técnicos, produtores, movimentos sociais, orgãos governamentais e entidades ligadas ao desenvolvimento rural sustentável para dialogar acerca da temática da cultura do umbu (Spondias tuberosa).

 

O I Simpósio Paraibano do Umbu é uma realização de várias instituições parceiras como o Insa, Sebrae, Emater, Faepa, Embrapa Semiárido, Emepa, Sindicato dos Agrônomos, Veterinários e Zootecnistas (Sinavez), Prefeitura Municipal de Campina Grande e Sumé.

 

Participarão também representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Coonab), da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos (Coopercuc) e da Cooperativa de Produção e Comercialização dos produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (Cooproaf), Sindicato dos Funcionários da Emater (SINTER) e empresas privadas colaboradoras. Além destes, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

Inscrições abertas para VII Feira Científica de Sergipe

 

A VII Feira Científica de Sergipe está com inscrições abertas até o dia 9 de setembro. A Feira será durante a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT) no dia 27 de outubro no Centro de Vivência da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

 

A Feira reúne projetos institucionais de divulgação científica, trabalhos de pesquisa apresentados em linguagem de popularização e a apresentação de trabalhos do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior. Dentro da feira, também acontece a Feira Estadual de Ciências, Tecnologias e Artes de Sergipe (Cienart), que reúne mais de 100 trabalhos da Educação Básica.

 

O evento conta com a coordenação geral da Associação Sergipana de Ciência (ASCI), sendo direcionado para toda sociedade. A previsão para 2017 é da participação de 4000 pessoas, entre apresentadores e visitantes.

 

Realize a inscrição aqui.

 

Congresso Nacional de Práticas Educativas

 

No período de 28 a 30 de setembro, o evento acontecerá Campina Grande (PB) e reunirá pesquisadores e estudantes das áreas de ciências humanas, da saúde e da natureza para pensarem as diversas práticas educativas desenvolvidas no Brasil e na América Latina. Na ocasião, também serão discutidos diversos temas de interesse para a educação contextualizada com o Semiárido brasileiro. Estão abertas as inscrições, até 11 de setembro.

 

Os objetivos do Coprecis são: discutir as diversas práticas educativas na saúde e nas ciências (humanas, sociais e da natureza); estabelecer diálogos com pesquisadores e estudantes das áreas de saúde e de educação, visando a melhoria das práticas educativas dentro e fora das universidades; colaborar com as redes de educação básica e superior do País, com debates acerca das práticas de pesquisa, de ensino e de escrita.

 

Para mais informações acesse o site do evento.

 

Workshop Internacional sobre Água no Semiárido Brasileiro

 

Estão abertas as inscrições, até 18 de setembro, para o III Workshop Internacional sobre Água no Semiárido Brasileiro. O III WIASB trará o tema “A qualidade da água que é consumida no Semiárido” e será realizado no período de 04 a 06 de outubro.

 

O III WIASB representa um esforço da comunidade científica nordestina e brasileira, de buscar solução para os problemas da água nessa região.  O principal objetivo do evento é dar continuidade ao fórum de discussões dos problemas da água no Semiárido brasileiro, criado na primeira edição do workshop em 2013.

 

Para mais informações acesse o site do evento.

 

Inscrições abertas para o II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido

 

Estão abertas as inscrições, até 23 de outubro, para o  II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, o evento terá como tema “Diversidade: saberes do Semiárido desafios às pesquisas”. E será realizado no Centro de Convenções Raimundo Asfora, em Campina Grande (PB).


Para mais informações acesse o site do evento.

 

Texto: Ermaela Cícera Freire (Ascom do Insa)